risco para TPAC

Como identificar risco para TPAC

Responda ao Questionário de Fisher e descubra se seu filho está em risco para TPAC

risco para TPAC

Responda ao questionário de Fisher e descubra se existe risco para TPAC. A Lista de Verificação de Problemas Auditivos de Fisher é uma lista de verificação normatizada de sintomas de Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC).

Muitos sintomas de TPAC se sobrepõem a outros transtornos e dificuldades de aprendizagem. No entanto,  o tratamento para TPAC é muito diferente. O questionário é uma maneira muito útil de fazer este levantamento, uma vez que aponta para sintomas suficientes de TPAC, os quais justificariam e recomendariam uma avaliação.  Existem diferentes tipos de TPAC e nenhuma criança terá todos esses sintomas.

A American Academy of Audiology (AAA) e a ASHA referem que escalas de triagem podem ser usadas para identificar indivíduos que estão em risco para o TPAC, pois questionários e listas de verificação (checklists) respondidos por parentes são ferramentas que podem auxiliar no fornecimento de informações sobre os deficits de comunicação do indivíduo e o impacto em sua vida diária. Diversos questionários e checklists comportamentais que investigam as habilidades auditivas foram elaborados e citados na literatura internacional.

O Rastreio de Problemas no Processamento Auditivo (traduzido e adaptado do Questionário de Fisher, 1976 por Vendruscolo, Morgado, & Cruz-Santos, 2019)  é direcionado para pais e/ou professores.

As questões do questionário englobam aspectos da audição, atenção, memória, linguagem e desempenho escolar, apresentadas em forma de 24 questões fechadas, estilo escala de Likert.

 

Rastreio de Problemas no Processamento Auditivo (Traduzido e adaptado de Questionário de Fisher, 1976 por Vendruscolo, Morgado, & Cruz-Santos, 2019)

Nome da criança: ____________________________ Data: ________________

Data de nascimento: _________________ Idade: _________ Série: ________________

Escola: ______________________________________________________

País: __________________________________________ telefone: _______________

Pessoa que completou a checklist: ________________________________

Por favor, marque cada item considerado uma preocupação pelo observador com um X: Insira um X no espaço à frente do número.

____ 1. Tem histórico de perda de audição

____ 2. Tem histórico de infecções de ouvido

____ 3. Dificuldades para manter atenção (escuta) às instruções 50% do tempo ou mais

____ 4. Dificuldades para prestar atenção cuidadosamente às orientações – frequentemente as instruções precisam ser repetidas

____ 5. Diz “hã” e “o quê” pelo menos 5 ou mais vezes por dia

____ 6. Apresenta ausência de resposta ao estímulo auditivo por alguns segundos

____ 7. Tem tempo de atenção curto

____ 8. Apresenta divagações, distrações

____ 9. Facilmente distraído com ruído(s) de fundo

____ 10. Apresenta dificuldades na pronúncia dos sons da fala

____ 11. Apresenta trocas de sonoridade na fala ou na escrita (exemplo: troca f por v, p por b etc)

____ 12. Esquece o que foi dito em poucos minutos

____ 13. Esquece de coisas simples da rotina do dia

____ 14. Apresenta problemas para recordar o que escutou semana passada, mês ou ano

____ 15. Apresenta dificuldades para se lembrar da sequência que escutou

____ 16. Apresenta dificuldades para seguir ordens auditivas

____ 17. Demonstra dificuldades para entender o que foi dito

____ 18. Demonstra dificuldades para compreender algumas palavras – conceitos verbais para a idade/nível escolar

____ 19. Aprende pouco através da comunicação auditiva, sem apoio visual

____ 20. Tem problemas de linguagem (morfologia, sintaxe, vocabulário, fonologia)

____ 21. Tem problemas articulatórios

____ 22. Nem sempre relaciona o que ouve ao que vê (letras a sons por exemplo)

____ 23. Falta de motivação para aprender

 ____ 24. Apresenta respostas lentas ao estímulo verbal

____ 25. Apresenta desempenho abaixo da média em uma ou mais áreas acadêmicas

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Traduzido e adaptado do Questionário de Fisher, 1976 por Vendruscolo, Morgado, & Cruz-Santos, 2019.

 

O resultado deste questionário gera escores que são contabilizados onde a soma dos itens gera uma pontuação por categoria (Audição, Atenção, Memória, Linguagem e Desempenho escolar) e uma pontuação total. Se a marcação total dos itens for igual ou superior a 7 itens considera‐se o indivíduo em risco para o TPAC. 

O estudo “Contributos Curriculares da Telerreabilitação na Avaliação e Intervenção de Alunos com Transtorno do Processamento Auditivo Central: um estudo exploratório no Brasil” nos mostra que existem diferenças estatisticamente significativas na identificação de crianças de risco para TPAC e diferenças estatisticamente significativas na mensuração comportamental avaliada pelo Rastreio de Problemas no Processamento Auditivo (traduzido e adaptado do Questionário de Fisher, 1976 por Vendruscolo, Morgado, & Cruz-Santos, 2019) pré e pós intervenção de treinamento auditivo em crianças dom TPAC, submetidas ao Programa Integrativo da Plataforma PAC Online.

Portanto, este instrumento de rastreio, pode ser classificado como tendo a função de detecção e identificação de dificuldades relativas ao TPAC.

Concomitantemente, poderá ser utilizado com a função preventiva, no sentido de ser aplicado de forma a identificar, o mais precocemente possível, dificuldades no TPAC, para que as mesmas sejam intervencionadas o quanto antes a fim de abolir ou minimizar problemas no nível social, psicológico ou académico.

Por fim, este rastreio poderá cumprir a função de monitorização do treinamento auditivo, na medida em que decorrente da sua transversalidade, poderá servir igualmente para a supervisão das evoluções diante do método de treinamento escolhido pelo fonoaudiólogo.

Os questionários de rastreio são importantes na medida em que ajudam na identificação das dificuldades da criança, favorecendo o direcionamento da busca pelo profissional correto para diagnóstico diferencial.

 

Para mais informações acesse: Plataforma PAC Online – tudo o que você precisa saber.

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www.paconlineoficial.com.br

 

Fga.Ms. Vanissia Vendruscolo
CRFa2.8393

🔅Especialista em Audiologia Clínica- Santa Casa de Misericórdia de SP 🇧🇷
🔅Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Minho – Braga 🇵🇹
🔅 Fundadora e Produtora da Plataforma de Treinamento Auditivo Cognitivo & Linguagem PAC Online
WhatsApp 11 42271533

 

 

 

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