Treinamento Auditivo Online para TPAC funciona?
por Vanissia Vendruscolo
É possível afirmar que Treinamento Auditivo Online (Telerreabilitação) funciona para o tratamento dos transtornos do processamento auditivo central (TPAC)?
Com a chegada da pandemia causada por um novo Coronavírus (SARS-CoV-2) que teve início em 2020, o Brasil e o mundo enfrentaram uma necessidade urgente por novos meios de tratamento, antes somente praticados presencialmente.
O treinamento auditivo Online tornou-se uma necessidade após o início da pandemia, e mostrou-se eficaz quando comparado com o tratamento auditivo presencial (veja resultado da pesquisa abaixo), mais conhecido como treinamento auditivo “em cabine” ou ainda “treinamento auditivo acusticamente controlado em cabine acústica” (veja informações sobre a pesquisa abaixo).
A pesquisa científica realizada na tese de mestrado em Ciências da Educação na Universidade do Minho/Portugal, iniciada em 2019, foi providencial e trouxe embasamento suficiente para tornar a prática do tratamento para os transtornos do processamento auditivo viável e comprovadamente eficiente, tanto quanto a intervenção presencial, quando aplicado o Programa de Treinamento Auditivo Integrativo da Plataforma PAC Online.
Mas será que a reabilitação (treinamento auditivo) para os Transtornos do Processamento Auditivo Central funciona à distância?
Evidências crescentes sobre a eficácia da telerreabilitação, mostra que a prática leva a semelhante, ou melhor desfechos clínicos quando comparados às intervenções convencionais (Kairy, Lehoux, Vincent, & Visintin, 2009).
Pensando em desenvolver ações direcionadas na área da Fonoaudiologia que pudesse diminuir a lacuna que existe entre o profissional especialista e o paciente, e também levando em conta as dimensões do Brasil, foi iniciada uma pesquisa científica em 2019 que após dois anos seria defendida na Tese de Mestrado em Ciências da Educação que ocorreu na Universidade do Minho (Braga/Portugal) comprovando que:
- A efetividade do treinamento auditivo cognitivo através da telerreabilitação (online), é equivalente ao treinamento auditivo cognitivo acusticamente controlado (presencialmente).
- O conteúdo da Plataforma PAC Online é eficaz para treinamento auditivo tanto para treinamento auditivo acusticamente controlado como para telerreabilitação.
- O encurtamento das distâncias promovido pela telerreabilitação favorece tanto as pessoas que moram em regiões desprovidas de profissionais especialistas, como aquelas que moram nas grandes cidades, favorecendo a frequência do treinamento auditivo.
- O Programa de Treinamento Auditivo cognitivo utilizado na pesquisa melhora a aprendizagem escolar dos alunos.
Portanto:
- Treinamento Auditivo Online para os Transtornos do Processamento Auditivo funciona.
- O Programa de Treinamento Auditivo Cognitivo da Plataforma PAC Online está cientificamente comprovado como eficaz e pode ser praticado tanto presencialmente, como à distância.
A pesquisa científica com o Programa Integrativo da Plataforma a PAC Online mostrou que contribui para desenvolver habilidades do processamento auditivo central incluindo:
- figura-fundo auditiva através da atenção seletiva;
- habilidade de figura-fundo para sons verbais em processo de atenção sustentada;
- atenção seletiva;
- integração binaural, favorecendo a aprendizagem.
Por que o treinamento Auditivo funciona?
O cérebro tem uma excelente capacidade de se modificar mediante os estímulos que recebe (que chamamos de neuroplasticidade). A neuroplasticidade é a modificação que acontece no cérebro mediante experiências vividas.
O Treinamento Auditivo para TPAC propõe uma sequencia de exercícios que estimulam as habilidades auditivas, modificam o cérebro e melhoram o processamento das vias auditivas.
Os estímulos auditivos são selecionados pelo fonoaudiólogo, de acordo com o deficit específico verificado no exame do Processamento Auditivo Central.
Os exercícios são realizados com frequência semanal, em sessões de 35-40 minutos, num programa de 12 sessões. A dificuldade dos exercícios são graduadas de acordo com a idade, e desempenho do paciente durante o percurso do tratamento.
O conteúdo do material do Programa de treinamento auditivo integrativo visa:
- aprimorar a percepção sensorial do sinal acústico e estimular habilidades cognitivas e linguísticas, tais como memória, atenção, acesso lexical, compreensão auditiva e interpretação, para que possam ser incorporadas na comunicação do dia-a-dia.
- Para este propósito, emprega estratégias botton-up e top down focalizado no desenvolvimento de habilidades auditivas de vigilância, localização auditiva, localização, discriminação, associação, processamento temporal e integração auditiva através de estratégias de escuta direcionada, figura-fundo, análise e síntese de informações, fechamento auditivo, separação binaural, atenção, integração inter-hemisférica, associação, compreensão e memorização auditiva.
Referências Bibliográficas
KAIRY, D.; Lehoux, P.; Vincent, C.; Visintin, M. A systematic review of clinical outcomes, clinical process, healthcare utilization and costs associated with telerehabilitation. Disability and Rehabilitation, 31(6), p.427–447, 2009. doi:10.1080/09638280802062553
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