tdah e tpac

TPAC e TDAH não são a mesma coisa

TDAH e TPAC tem sintomas semelhantes

por Vanissia Vendruscolo

 

Você sabia que um problema de processamento do som no cérebro,  costuma ser confundido com um problema de atenção?  O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) manifestam desatenção. Mas então, como saber a causa do problema? Leia este artigo e entenda a diferença.

 

 

tdah e tpac
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Para começar, TPAC e TDAH não são as mesmas coisas.

Manifestações comportamentais do TPAC

TPAC é uma disfunção na via auditiva que afeta a capacidade da criança de compreender e lembrar informações apresentadas verbalmente.  Muitas vezes, os indivíduos com TPAC têm problemas de manter atenção sustentada porque não conseguem separar o ruído de fundo de uma mensagem importante, ou podem estar aplicando tanta energia mental para decodificar uma mensagem e acompanhar a fala em andamento que se cansam.

Em sala de aula, quando uma criança  para de prestar atenção,  este comportamento pode ser interpretado pelo professor como preguiça, falta de interesse, dificuldade para aprender ou ainda que a criança tem problemas comportamentais ou TDAH.

Veja abaixo alguns comportamentos manifestados pela criança com TPAC:

  • Luta para acompanhar as conversas
  • É facilmente distraído pelo ruído de fundo, geralmente sons que a maioria das pessoas não percebe
  • Geralmente capaz de se concentrar e prestar atenção em ambientes silenciosos
  • Precisa de mais tempo para processar as informações ouvidas, longos atrasos antes de responder
  • Frequentemente pede que as pessoas repitam o que disseram, mesmo quando prestam atenção
  • Pode ouvir mal as perguntas faladas ou ter dificuldade em responder a uma pergunta verbalmente.
  • Esquecido das informações ouvidas
  • Muitas vezes responde com “hein?” ou o que?”
  • Pode se cansar facilmente ao ouvir
  • Pode confundir sons semelhantes e ter problemas com consciência fonêmica
  • Luta com atividades que envolvam compreensão auditiva
  • Pode preferir ler sozinho em vez de ouvir livros lidos em voz alta
  • Sensível a ruídos altos, pode ficar chateado e tapar os ouvidos em ambientes barulhentos
  • Pode ter atrasado a fala e ter problemas persistentes de pronúncia
  • Pode interpretar mal o tom de voz e ter dificuldade em reconhecer o sarcasmo

Manifestações comportamentais do TDAH

O TDAH, por sua vez, causa problemas de atenção que normalmente estão associados à hiperatividade e impulsividade levando a problemas de atenção seletiva e sustentada, memória operacional e funções executivas. Diante destas manifestações, com consequência vemos prejuízos na interação social, na aprendizagem e na organização temporal, espacial e executiva da criança.

  • Luta para se concentrar durante uma conversa, parecendo distraído ou preocupado
  • Facilmente distraído por imagens, sons e atividades ao seu redor.
  • Normalmente exibem desatenção, distração e hiperatividade em qualquer ambiente.
  • Pode deixar escapar respostas antes que alguém termine de fazer uma pergunta.
  • Pode hiperfocar em uma atividade que eles realmente gostam e não responder quando falado.
  • Interrompe as pessoas
  • Esquecer das atividades diárias (ou seja, esquecer o dever de casa, esquecer de trazer o almoço)
  • Esforça-se para ficar quieto, inquieta-se e contorce-se quando sentado
  • Pode ficar inquieto ao ouvir
  • Impulsivo e age sem pensar nas consequências
  • Luta com organização, priorização e planejamento
  • Devaneios frequentemente
  • Pode ter um temperamento quente e estar sujeito a colapsos
  • Tendência a cometer erros descuidados
  • Pode falar excessivamente

 

O Transtorno de Processamento Auditivo  afeta 43% das crianças com dificuldades escolares e coexiste em 50% das crianças com TDAH.

Como diagnosticar TPAC e TDAH?

Não existem exames para o diagnóstico  do TDAH. Nessa situação, diagnóstico deve ser feito pelo médico, que deverá fazer uma investigação que depende de dados dos pais,  da escola  e da própria criança, confrontados com os critérios do DSM-5 e escalas de avaliações específicas. Normalmente o médico solicita exames neuropsicológicos e fonoaudiológicos. Desta forma, conhecer as características clínicas e comportamentais em diferentes tipos de ambientes que a criança frequenta é fundamental.

Em contrapartida, existe exame para diagnóstico do TPAC, que é o chamado: exame do Processamento Auditivo Central. Este exame é precedido de exames de audiometria e impedanciometria. Através do exame do processamento auditivo, que deve ser realizado pelo fonoaudiólogo, temos informações que nos permite comparar aos resultados com os valores esperados para cada faixa etária, e concluir se há ou não alterações na via auditiva,  qual é o tipo de transtorno, como ele tem afetado o paciente e quais tipos de exercícios devem ser praticados.

ATENÇÃO, estas características, tem mais a ver com TDAH do que com TPAC:

O TDAH leva a problemas comportamentais que não ocorrem no TPAC, como: hiperatividade, desorganização motora e espacial, dificuldades de controle inibitório, oscilações bruscas de humor frente às frustrações e à espera e deficits de memória de trabalho não-verbal e funções executivas (pouca percepção de erros, autocontrole ruim, dificuldade em lidar com o tempo de cumprimento de tarefas, desorganização geral).

 

O tratamento para TDAH é diferente do tratamento para TPAC

Tratamento recomendado para TPAC: treinamento auditivo (presencial  em cabine acústica ou telerreabilitação) e se necessário terapia de apoio (fonoaudiológica de linguagem, neuropsicológica etc).

Tratamento recomendado para TDAH: medicamentoso e Terapia cognitiva comportamental, e se necessário terapia de apoio (fonoaudiológica de linguagem, neuropsicológica etc).

 

Considerações importantes:

TPAC é altamente tratável.

A maioria dos casos  de TPAC tem cura.

TPAC  e TDAH podem coexistir na mesma pessoa! Em outras palavras, o paciente pode ter apenas TDAH, apenas TPAC ou  ambos.

Na dúvida, avalie!

 

 

Fga.Ms. Vanissia Vendruscolo
CRFa2.8393

🔅Especialista em Audiologia Clínica- Santa Casa de Misericórdia de SP 🇧🇷
🔅Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Minho – Braga 🇵🇹
🔅 Fundadora e Produtora da Plataforma de Treinamento Auditivo Cognitivo & Linguagem PAC Online
WhatsApp 11 42271533

 

 

 

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